quinta-feira, 8 de agosto de 2013

ESPECIAL DE 30 ANOS DA PETROBRAS EM GUAMARÉ: A HISTÓRIA DO INÍCIO ATÉ OS DIAS ATUAIS, CONTADA PELA A FORÇA DE TRABALHO

Por Mario De Lucila (*)

Guamaré no passado
Lendo os comentários dos companheiros Françual e Fonseca, com muitas propriedades verídicas, vamos ao resto da historia. 

Depois que a Petrobras formatou todo o plano de exploração no nosso litoral, então procurou as autoridades na época, que fecharam acordo para que as contratadas se instalassem na cidade. A empresa entrou com força dentro da comunidade, ocupando todo espaço físico com maquinas, equipamentos e pedras para calçamento das plataformas. Eram toneladas em toda a cidade. Pegou toda mão de obra (peão) porque profissional mesmo Guamaré não tinha nem se quer um. Éramos uma colônia de pescadores e salineiros. Isso nos anos 70 para os anos 80.


Em resumo a cidade em termos compensatórios não teve benefícios relevantes senão impostos obrigatórios e por quê? Imagine engenheiros, arquitetos, supervisores, estrangeiros, e grandes negociadores de visão empresarial, negociando com gestores quase todos analfabetos e desconhecedores do potencial da própria comunidade. (não estou fazendo críticas é a realidade) Isso aconteceu no final do mandato dos gestores da época. 


Porto da Petrobras no incio das atividades
Nessa época a Petrobras estava aberta a qualquer negociação e acordo. Imaginem todos os jovens sendo conduzido para cursos profissionalizantes? Hoje com certeza teríamos muitos petroleiros do lugar na empresa, mesmo porque na época os critérios para entrar na estatal eram mínimos, às vezes eles iam às forças armadas escolhiam as pessoas a dedo e empregavam. Que Eu lembre poucas compensações visíveis foram conquistadas. 

O sinal de TV mencionado por Françual, a prefeitura só devia ampliar com um bom sinal repetidor. O prefeito simplesmente contou quantas televisões tinha, uma media de 50 unidades e deu conversores UHF para pegar o sinal da Petrobras. Essa imagem até hoje e ruim. 

A prefeitura tinha um colégio onde hoje é o porto. A Petrobras deu o construiu o colégio Benvinda em troca da demolição do outro. Em termos compensatórios a empresa também asfaltou do Polo para Guamaré, mesmo porque interessava a ela.

Então... Entrou vereador e prefeito, saiu prefeito e vereador, me dê um profissional feito por alguma gestão? Hoje os profissionais que tem como eu e outros, conseguimos uma profissão com grande esforço e ajuda de algum amigo ou parente. Tudo por causa da política suja interesseira e medíocre de alguns políticos e ainda o medo dos petroleiros crescerem na comunidade. 

Parque eólico em Mangue Seco-
Foto: Blog fatos e dados
Chegou ai o Parque eólico que começou mesmo há seis anos. Pergunta se o gestor da época se preocupou em qualificar a mão de obra? Os terrenos foram ocupados porque o prefeito disse à união que toda aquela área não interessava a comunidade. Então por liberação de ocupação do solo, os estrangeiros entraram e a maioria dos proprietários está sendo prejudicados porque com a liberação do prefeito, a união entendeu que os nativos são meros posseiros sem direito a muita coisa. E hoje? Nem um KW de energia a comunidade tem, quando na verdade deveríamos ser acionistas do projeto e termos as nossas próprias torres gerando energia a baixo custo para a comunidade. Tudo isso fruto de uma má negociação dos gestores. 

Agora também to vendo outra façanha. Muita gente fazendo criticas a distancia sem conhecer a realidade de tudo que já se perdeu ao longo desses 30 anos. Mas essa gente bem intencionada quer mesmo é um lugarzinho ao sol, digo: Na sombra da prefeitura, Pra simplesmente depois se tornar P.S de políticos.

Morro do Judas
Estou secretário de Indústria e capacitação e vejo a realidade das dificuldades que a atual gestão está enfrentando, porque tem muita coisa que tem que ser desfeita para se fazer de novo, exemplo? O assentamento Umarizeiro e a comunidade nova Jerusalém que territorialmente pertence a Macau, mas as obrigações sociais saúde, educação e tudo o mais sai dos cofres de Guamaré. Quem deixou essa herança? O Quilombo, o Morro do Judas e mais algumas favelas, foram criadas pela maioria dos políticos que transferiram mais de 3.500 votos de fora. Fato constatado pela justiça eleitoral. Isso enganando e mentindo para o povo na promessa de casa e empregos. Desses, mais de 150 famílias vivem a baixo da linha da pobreza. (ainda bem que nessa gestão nenhum vereador transferiu voto). 

Em fim, não quero fazer um livro nem estou justificando erros da atual gestão. Temos mesmo é que correr atrás dos prejuízos, mesmo porque sendo governo ou não sempre vou ser contra injustiças sociais. Um curso profissionalizante leva em média de dois anos. Qualquer pessoa hoje que se tornar um profissional a partir de agora, corre o risco de apenas ficar com um papel na mão, porque muita coisa já se perdeu em termos de mão de obra. No entanto digo: Prefeito, vamos profissionalizar nossos jovens.

(*) Mário de Lucila iniciou sua vida profissional nos anos 80 trabalhando no Polo Industrial de Guamaré. Trabalhou como serviços gerais, almoxarife, operador de empilhadeira e mergulhador profissional. hoje exerce o cargo de secretário municipal de industria e capacitação. 

Um comentário:

  1. Bem postado. Com relação aos transmissores de Tv é necessário antena de Uhf bem instalada, caso contrário fica ruim mesmo. Por outro lado, quem pode pagar Tv por assinatura, as vezes nem toma conhecimento dos canais 20, 38 e 48 em Uhf. Alguns anos Guamaré e município vizinhos sintinizaram esses transmissores.
    Atualmente, estive em algumas residências em Baixa do Meio, Mangue Seco, Morro do Judas e outros, verificando o sinal e descobri que so é ruim quando a antena está mal instalada. Esse sistema é de nossa resposabilidade e temow que monitorar.
    Não é a parabólica de mais de 30. Canais ou a Sky é sim a antena tipo. Uhf. (boca de Jacare).

    ResponderExcluir